Thursday, November 27, 2008

Brasil de cu é rola!


Os amantes da pátria que me desculpem, mas eu vim aqui pra reclamar. PUTA KIU PARIU. Te juro, a melhor coisa que eu fiz foi "sair dessa merda desse país". Ouvi isso de amiga minha que jamais sairia do Rio, hein! Carioca da gema, frequentadora assídua dos botecos da Zona Sul, dia desses me chama no MSN dizendo "porra amiga, aceita aê. É o meu currículo". Pergunto se ela está querendo vir pro México e pra quê e ela me diz "caralho, tô indo pra qualquer lugar, aqui nessa merda nao dá mais!". Eu avisei.

Nao estou aqui pra pedir a opiniao de ninguém - embora as respeite - e por favor me poupem de comentários do tipo "colé, nao vem falar mal do meu país nao, que pirirí que parará". ATé porque eu TAMBÉM sou brasileira. Se eu quisesse colocar o assuto na roda, tava aí no Brasil ainda, sentada numa mesa de ferro da "Antárctica", num boteco pé sujo em Botafogo, tomando cerveja "de ampôla", comendo amendoim tostado e de quebra ouvindo um pagode de rua. Detesto tudo isso, vcs já sabem muito bem. Só me presto a isso se for pra estar com Jow e Lau, rindo pacaralho, falando um monte de merda - mas aí o diferencial sao elas e nao a mesa de ferro, o boteco pé sujo, a cerveja que eu nem gosto e o pagode que eu abomino. Mas estou fugindo do assunto.

Eu saí do Brasil e fui morar na Dinamarca. E eu costumo brincar, dizendo pra Namo-rido - que É dinamarquês - que ele nao sabe nada pq caiu de um livro de conto-de-fadas. Mas o pior é que é verdade!

Que coisa mais linda, que organizaçao, que exemplo! Educaçao, saúde, transporte público, TU-DO funciona! Eu que nunca achei que fosse sobreviver sem o meu carro, cheguei lá e em duas semanas eu agradecia a Deus pelo fato de que, se vc quer comprar um carro na Dinamarca, tem que pagar DE CARA 200% A MAIS no valor do carro, só de imposto. Lá nao tem fábricas de automóveis e a importaçao é cara pacas. Sim, mesmo da Suécia pra lá é caro.

Mas ei, carro pra quê? Os ônibus sao novos, limpos, com os acentos acolchoados, têm espaço para carrinhos de bebê, e até baixam o lado por onde o passageiro entra, pra vc nao se fuder na hora de subir no transporte. Nos pontos de ônibus, TODOS, tem um cronômetro que indica EXATAMENTE quando o ônibus vai chegar. Eles possuem um sistema de GPS de sei-lá-das-quantas que controla o tempo que o ônibus vai levar pra chegar no próximo ponto, fazendo que, por exemplo, o sinal se mantenha aberto por mais tempo, só para as vias de ônibus, para que os mesmos nao se atrasem. E eles levam em média de 4 a 6 minutos para chegar ao próximo destino. Ah, e esqueci de dizer que nao importa se o trânsito está um CU, porque os ônibus têm a sua pista exclusiva nas ruas. Claro, como nao? Né??? Além do mais tem uma tabela ENORME com os horários, vias e conexoes de CADA LINHA de ônibus, pra vc saber direitinho como chegar onde quer. Ao lado, um mapa GIGANTE de Copenhagen, dividido por zonas, com TODAS as linhas de trem, metrô, ônibus, etc. Eu SEMPRE detestei pegar ônibus. ATé me mudar pra Dinamarca e acho que já deu pra perceber porquê eu mudei de idéia.

Mas eu nao vim aqui pra falar BEM da Dinamarca. Eu vim pra reclamar do Brasil.

Eu estou morando agora no México. "Xíiiiiiiiiiii...", disse meu pai quando eu comuniquei a nossa decisao. "Mas minha filha, a poluiçao... É uma das maiores cidades do mundo! E o trânsito caótico? E a violência?" - pausa, rapidinho: hellooo, esqueceu que eu vim do BRASIL, vivia no Rio de Janeiro?
Nada disso me assusta! It just can't get any worse dad! Mas entao, meu pai:

- Filha, vcs têm certeza? Mas vc saiu do Brasil pra ir pra Dinamarca, minha filha. Vcs estao no melhor lugar do mundo! Bleblebleblebleh...

É, verdade, mas tem o seguinte: sabiam vcs que eu aqui me sinto MUITO mais segura que no Rio de Janeiro? Pois pasmem, porque é a mais pura verdade. Os níveis de violência sao altos sim, mas pudera - porra, é uma das maiores e mais populosas cidades do MUNDO, entao isso já era de se esperar né? Se vc analisar proporcionalmente, toda cidade grande tem seus níveis - altos - de violência. Mas o fato é que, aqui, nao tem favela. Drogas? Traficantes? Claro que tem. Lembram aquele aviao que caiu há pouco tempo, que matou um político daqui, que era quem estava lutando contra o Narcotráfico? Pois é, por aqui dizem que foi coisa da máfia colombiana, porque o governo tinha desbancado um traficante 'picudo' aí, e entao eles deram um CALA A BOCA nos caras. Eu nao sei. Mas sei que, quando saio de casa, nao vejo UM mendigo SEQUER. Nao vejo flanelinhas, nao vejo favelados, nada. Zero. Niente. Nothing. Aliás, tem uma mulher numa esquina aqui perto que sempre fica sentadinha no chao, com seus 2 pequenos filhos, às vendendo alguma porcaria, às vezes pedindo dinheiro. Do outro lado da rua, um hippie do MAIS inofensivo, vendendo colares e pulseiras rastafari. Em quase TODAS as esquinas vc vê barraquinhas de TACO (em vez de cachorro quente haha) daquelas meio pobres saca, coisa que no Brasil eu jamaaaaais me arriscaria e que aqui a gente é viciado. É ESSE o nível, por aqui.

Aí vc me pergunta - mas o QUÊ no México é melhor que no Brasil? Porra meu amigo, muita coisa. Pra começar que eu saio na rua na maior 'nice', com o meu filho, sem ter que me preocupar se "aquele grupo de favelados alí na frente vai me matar por causa do meu Nike novo". OK?! Seja lá onde for que estao os pobres, os ladroes, os traficantes, as drogas, eu só sei que é bem longe daqui. Em zonas bem distintas, onde eu NAO PRECISO PASSAR. Moro num bairro (colônia) que costumo classificar como Gávea-Jardim Botânico, pela quantidade de verde e os tipos que se vê pela rua - estilo Baixo Gávea, sabe assim? Acho o máximo, os cafés nas esquinas cheios de intelectuais, várias casas de arte, música, toda semana tem banda tocando ao vivo no parque, aqui tem muito disso. O trânsito é uma merda e eles NAO SABEM usar setas, dar passagem, essas coisas; mas foda-se o trânsito, eu nao vivo disso, mesmo. Diria que pra mim, o único inconvenienteo o down side de morar aqui, é estar longe da praia e a quase 3000 metros acima do nível do mar. Respirar, aqui, é luxo haha.

Mas eu nao vim aqui pra falar BEM do México. Eu vim pra reclamar do Brasil.

Eu estou revoltada com a falta de respeito com que tratam as pessoas no Brasil. Mais especificamente como AS EMPRESAS tratam seus clientes. CARALHO, eu estou CHEIA de problemas.

O UNIBANCO, por exemplo. Desde o dia 30 DE SETEMBRO que eu nao consigo sacar dinheiro da minha conta! Vcs têm LOÇAO??? E esta é a TERCEIRA VEZ que eu tenho problema com o meu cartao, desde que saí do Brasil, em JUNHO. Eu já tentei DE TUDO. Já falei com todos os setores responsáveis, no Banco. A minha gerente, aquela AMEBA, já me deixou DIAS sem resposta, quando eu escrevia pra ela diariamente pedindo pelamordedeus pra me dar alguma notícia. Quando dei queixa no Jornal O GLOBO, e prestei queixa DA gerente, dentro do Unibanco, AÍ SIM neguinho prestou atençao ao meu caso e resolveu tentar fazer alguma coisa. E ela me disse que nao me respondeu por uma semana "porque nao tinha nada pra dizer". Coméquié??? Ah, jacaré. Pra cima de mim nao.

A minha senha (e a de todo mundo) foi bloqueada, pra forçar uma troca de senha GERAL, "por medidas de segurança", disse o Banco. Caralho, mas como assim o banco BLOQUEIA a senha DE TODO MUNDO, SEM AVISO PRÉVIO???

- É, senhora, realmente foi sem aviso prévio, mas...

Heeeeeeeeeeein?! E alguém acha isso normal??? Minha conta bancária, com o MEU dinheiro, está protegida de MIM??? NAO ME INTERESSA se é medida de segurança ou pegadinha do Faustao caceta, EU ESTOU FORA DO PAÍS E AGORA NAO POSSO ALTERAR A SENHA!!!

Mandaram tentar pela internet. Nao funcionou. Mandaram tentar NOS CAIXAS ELETRÔNICOS UNIBANCO. Putakiupariu suas mulas, eu nao estou no Brasil! Mandei minha mae tentar. Nao conseguiu. Meu pai. Naoi conseguiu. Minha irma. Nao conseguiu. A minha GERENTE do banco, nao conseguiu. Mandaram eu tentar pelo telefone 3o horas. Opçao cancelada para a MINHA SEGURANÇA. Entrei na internet pra mandar meu dinheiro para um OUTRO banco: TRANSAÇAO BLOQUEADA PARA A MINHA SEGURANÇA. Porra. Tá de saca???

Isso nao é nem metade do que aconteceu. Já chegou num ponto que o meu caso está inenarrável, de tantos acontecimentos. Por sorte eu relatei tudo à minha advogada, à tempo, e ela deu entrada no processo. Porque claaaaaro que eu vou processar o Banco. E eles ainda ficam me ligando, dizendo que eu tenho que tentar em outro caixa eletrônico, e depois em outro, e depois em outro. Ou! Vai pagar meu taxi? Deposita um dindim aê que eu vou ok??? Ora bolas.

E agora eu pergunto:

Como vou sustentar minha casa? Pagar minhas contas? Sustentar meu filho? Pagar escola e transporte? Botar COMIDA NA MESA? Comprar ÁGUA pra beber? A gente MORRE sem água e comida, sabiam? Se acontecer alguma coisa com o meu filho, como é que eu pago médico e hospital? Porque, meu bem, eu TAMBEM preciso de dinheiro pra pagar a PORRA do plano de saúde, sabia???

Acha pouco? Caso 2.

Minhas passagens de volta ao Brasil foram canceladas. E eu agora estou brigando pra poder voar de volta pra casa. Pode isso??? Nao, eu nao tenho que ir quando A CIA AÉREA determinar. Eu tenho que ir quando EU quiser. Por isso que eu COMPREI as passagens, de acordo com as MINHAS necessidades. Marquei dia, hora e escolhi ONDE queria sentar dentro do aviao. PORRA. Se cancelaram o meu vôo, que me dêem uma passagem com data aberta pra EU escolher a minha volta. Ou me dêem o reembolso! Ou transfiram a minha passagem da Dinamarca pro México, e eu deixo até eles escolherem o dia e a hora do meu vôo. AH, me poupem. Na hora de venderem a merda da passagem, neguinho dá até a bunda pro cliente. Agora, pra me ajudarem a resolver isso, só consegui atençao quando proferi a frase "já sei que só vao me ajudar na hora que eu processar essa merda". Aí me escreveram rapidinho:

"Oi B*, nao entendi seu e-mail, tenho re respondido todos os e-mails prontamente eblablablah..."

Ahan. E eu sou a chapeuzinho vermelho, muito prazer. Este aqui é meu namorado, o Papai Noel. E antes que eu me esqueça, fui ver meus direitos na ANAC e toma aqui a cópia dos termos da aviaçao nacional, os direitos do viajante, o contrato de serviço e o NUMERO DA MINHA RECLAMAÇAO JUDICIAL junto ao órgao competente.

PUTA KIU PARIU.

Brasil, pra mim, só geograficamente falando. Só as praias, o clima, e as pessoas que eu gosto. Fora isso eu mandava explodir a merda toda, se pudesse.


2 comments:

said...

Cara, você tem razão. Os brasileiros não tem educação para com os outros! Aff!

Anonymous said...

Ahh controvérsias, porém não vou querer contestar o que você falou.

Até por que tem horas que eu me arrependo de não ter pego dinheiro emprestado pra ir embora pra Espanha quando recebi o convite.

Adoro o meu país, amo minha cidade Salvador, apesar de ter seus problemas, ainda é um bom lugar para se viver.

Mas confesso que não pensaria duas vezes em sair do Brasil se tivesse a oportunidade de novo.

Beijoss! E entendo a sua revolta. Quem tem que lidar com bancos e cias aéreas sabe muito bem do que vc está falando.