Monday, December 01, 2008

Um dia em Xochimilco

Enquanto passava o dia de ontem, eu pensava nas mil formas de descrever o meu domingo. Romântico, num passeio de gôndola em Veneza barco em Xochimilco, com meu filho e Namo-rido, numa caaalma e paz que era quase que inacreditável. Eu sa-bi-a que, como toda felicidade de pobre dura pouco, alguma merda tinha que dar.

Xochimilco é uma parte da Cidade do México que parece que parou no tempo. Eu explico: antigamente isso aqui era um graaande lago. Uma enorme (e fechada) bacia hidrográfica que foi aberta pelo homem, o que significa que isso aqui era praticamente uma Veneza de pobre, há alguns séculos passados. Xochimilco e Tláhuac sao praticamente os últimos remanescentes desses lagos. E como turista que somos, fomos lá visitar. Clássico, e talz. Belê.

Dirigimos uma meia hora ou um pouco mais, talvez, e de cara já nos deparamos com um guia turístico super gente fina, que pegou sua bicicleta e nos levou até os "embarcadores", onde tomaríamos o barco. E olha que ele teve que pedalar um bom bocado. Eu e Namo-rido sempre somos generosos com esse povo local, essa "gente que faz", humilde, e damos boas gorjetas sempre. E com esse señor nao foi diferente.

Tomamos o barco e fomos conhecer a cidade - que, diga-se de passagem, SÓ se visita de barco. Ela É embaixo d'água, entendeu? Ok. Paz. Silêncio (NENHUM barco tem motor, pq é proibido). Natureza total. Ok, água imunda que eu nao sei como eles PESCAM (e pior: comem!) qquer coisa alí. Mas tudo bem, tá lindo. De repente demos de cara com ZILHOES de barcos iguais ao nosso, mas com tipo 10 ou 15 pessoas em cada um, fazendo um picnic (vulgo FAROFANDO, MERMO) com a família inteira. Outros barcos menores levavam uns músicos ( os mariachis por ex, cobravam $75 MXN por cançao) que vc chamava se quisesse, e ainda outros vendiam artefatos, milho cozido, e o tradicional TACO. Pra quê. Imaginem vcs que NÓS que viramos a atraçao né, óbvio - casal e criança branquelos, mó cara de gringos, tudo "lorim" e Namo-rido nórdico daquele jeito, só podia dar nisso. Mas até isso foi divertido, me senti um alien púrpura no meio dos mexicanos.

O capitao do barco era uma GRAÇA. Aquela cara de índio mexicano, morenim-pele-vermelha, que volta e meia explicava o que era isso e aquilo, falou do festival local que rola em Fevereiro e até me deu o seu telefone, dizendo que seria mucho gusto se viéssemos ver as festas no ano que vem, e que a mae dele faz uma comida típica com nopales (vulgo cactus) que eu ia adorar - e gente, nao existe honra maior para os mexicamos do que quando alguém te convida pra alguma coisa, ainda mais se for na CASA deles. É a honra máxima, mesmo. Achei aquilo lindo.

Até que pedimos pro "capitao" (Señor Martín) chamar um desses barcos de tacos pq achamos a maior onda comer tacos locales num barquinho, navegando por aí, numa cidade de alguns séculos atrás, num país tao cheio de cultura e pirirí parará. Ok: comemos 2 quesadillas e 3 tacos. Ele nao vendia bebida nenhuma, isso se comprava em OUTRO barquinho. Visualizou a cena? Saca, coisa bem local, pobrinha, baratinha, que dá até MEDO de comer? Entao. Acabamos a comida, perguntei quanto era, e quase me afogo no pântano do terror - sem me olhar nos olhos, o cara me diz:

-Mil pesos, señora.
-AHN??? - eu nao ouvi bem, claro, tinha muito barulho dos outros barcos.
-Mil pesos...
-En sério? No és un chiste? Tu no estás de broma???
-No, señora. Mil pesos.

Puta que los pare. Quem me conhece bem (ou quem leu pelo menos UM post meu de mau-humor) já poderia imaginar a cena: a minha revolta, mandando o féla de la puta tomar POR EL CULO, e aproveitar pra enfiar aqueles tacos nojentos juntos pedindo que ele por favor fosse mais honesto, argumentando que eu sou gringa mas moro aqui, mas nao. Falei pra Namo-rido "pago ou saio na porrada agora?" - mas ele, LORD que só, disse "paga logo e deixa ele sumir daqui. Nao vamos deixar que isso estrague o nosso passeio". E foi isso que eu fiz. Mas eu até CHOREI de raiva.

Vejam bem: aqui na esquina de casa vendem tacos MUITO melhores que o dele - que estava uma merda e que gente SÓ comeu de onda, pra fazer parte da brincareira e de quebra ajudar uma família sem muitos recursos - aqui eu pago 4 pesos por taco. Eu disse 4 pesos!!! Entao, de acordo com o taco da minha esquina (e eu moro na Cidade do México, deveria ser mais caro), eu teria que pagar exatamente $20 MXN. Vinte. V-I-N-T-E.

*Ok, mas bota aí um "a mais", pq vem uma saladinha modesta e uma porçao de arroz frio... Digamos... $50 MXN.

*Mas vamos ser bem generosos e fingir que CADA TACO (ou quesadilla) custa 50 pesos.
5 pratos x 50 pesos = $250 MXN, no total.

*Mas vamos entao ser BEM BABACAS e botar mais uma porcentagenzinha aí por cima, porque é fim de semana e a gente é gringo, e isso aqui é um passeio turístico... Ok, $300 MXN.

Eu pagaria $300MXN (TREZENTOS pesos mexicanos) numa boa, apesar de ser UM ROUBO, já que o CERTO seriam $20 MXN - mas dadas as seguintes observaçoes acima, tudo bem, valia a pena.

PORRA. Mané. Ladrao. $1000MXN é foda, né? Pensa comigo: Vc está no Rio de Janeiro, andando na praia, e compra 2 milhos e 3 cachorros-quentes. Quanto dá isso? Se o milho custasse 3 reais e o cachorro quente 5, o total seriam de 21 reais. E vc ainda tem um desconto de R$1 pq comprou 2 milhos e 3 cachorros. Daí vem o filha-da-p* e te cobra MIL reais??? Só pq vc é gringo??? Vai se fuder todo mundo! Dai-me paciência, e papel pra embrulhar! E pior que isso ROLA pq eu já vi horrores. E tal qual meus amigos gringos no Rio de Janeiro, BURROS, eu tb paguei em vez de brigar. E fiquei puta. Putaaaaaaassa. Mas era melhor pagar do que ter que fugir - nadando - de um bando de CABRONES emburrados. Vai que o cara arruma uma pra cima da gente? Sei lá ne?

Mas é o seguinte: nao desanimem. Quem vier ao México TEM que visitar Xochimilco, que é uma graça (in it's own way) e vale a pena. Só fiquem LONGE dos tacos, que sao uma merda, custam caro e ainda por cima dao dor de estômago. Tive até pesadelo noite passada.

Hasta!

Xochimilco "na paz"...

Bonito...



Opa, tem mais gente aqui?

INFERNINHO AQUÁTICO Xochimilco!!!

Los tacos: NAO COMAM ESTA MERDA!

4 comments:

Flávia Cunha said...

Você comeu antes de perguntar o preço?
Corajosa!

Brau said...

Corajosa nao ne amiga - BURRA, mesmo! =(

É que eu AINDA me deixo levar pela inocência, sabe assim? Saco. Estou tao acostumada a ver neguinho ser gente fina e humilde, por aqui, que me esqueço que existe muito FDP nesse mundo...

Eu nao devia ter pago, e PONTO. Devia arrumar o maior barraco. Mas com o meu filho alí, jamais arriscaria nada.

Aprendi, ne?

said...

hahaha, eu estou tão acostumada a perguntar o preço de TUDO antes de falar: me vê um. rs É que sou uma pobre, pé rapada e anda sempre que pouco dinheiro. Daí já viu né? Tem que ver se dá rs.

Brau said...

Perguntar o preço antes é óbvio, uma coisa TAO básica né..? Eu realmente nao sei o que deu na gente. Acho que eu REALMENTE achei tao óbvio, um lugarejo no fim do mundo, e QUALQUER taco desses custa uma miséria, a gente neeemmm tchum. =(

Dá vergonha, juro! Mas aí eu lembro que o cara que foi um BABACA e Fernanda, prefiro ser antes pobre de bolso do que pobre de espírito!

Gente, $4 pesos mexicanos sao R$0,70... SETENTA centavos em reais! E a conta, que deveria der de uns R$80,00 (forçando pra cima!), acabou saindo por R$180!

Alguém aí já pagou R$180 reais na Praia de Ipanema, por comer 2 milhos e 3 cachorros quentes?

CARALHO, ISSO É RIDÍCULO! =P