Thursday, December 11, 2008

E o pau continua comendo – ou – Patriotismo BABACA para cima de mim, NAO!


Recebi hoje um texto por e-mail que eu já tinha lido antes - nao é nada de novo, mas desta vez me tirou do sério. A maioria de vcs já deve ter lido o texto que SUPOSTAMENTE foi escrito por uma “holandesa”, onde ela defende o Brasil citando grandes “maravilhas”, grandes “feitos” do nosso povo, e também critica o “vício de falar mal do Brasil” que muito brasileiro tem. Pois eu tenho aqui com os meus botoes, que esse povo que fala mal do Brasil cansou de sofrer e resolveu botar a boca no trombone. Nao é vício de reclamar, nao. É vontade de justiça. É fome de ver as coisas funcionarem. E, como eu me incluo nessa gente “sim, senhor!”, eu vou dizer umas verdadezinhas pra quem tem mania de dar uma de PATRIOTA cheio de orgulho, quando na verdade tinha que ir lá na esquina, ver se eu estou.

Em tempo: quem nao viveu na pele, para ver o que é um país civilizado e de primeiro mundo, por favor me poupe de retrucos. Nao dá para conversar sobre ECONOMIA com a dançarina do Tchan!, sabe assim? O que eu vou relatar nao é “mito”, nem uma cópia do “trecho do e-mail do primo do vizinho, que disse que me disse”. É a MINHA experiencia de vida. Vida vivida e dividida com um estrangeiro que foi criado em um lugar muito diferente do nosso, com outra cultura, outra cabeça e outros valores. Até para mim foi difícil entender certas coisas. Coisas simples, como por exemplo SOLIDARIEDADE, que eu achava que sabia o que era. Mas isso eu explico depois.

O e-mail que eu recebi se chama “O QUE UMA ESCRITORA HOLANDESA FALOU DO BRASIL” – e eu vou transcrevê-lo na íntegra no final, para vcs. Enquanto isso, vejamos:

Eu nao sei como sao as coisas na Holanda mas juro que semana que vem vou conversar com um Holandês amigo meu que também vai comemorar as festas de fim-de-ano no Rio. Ele é um cara super inteligente, instruído, viajado, vivido, alta roda e com certeza vai nos ajudar a esclarecer como andam as coisas por lá. Mas como ainda nao temos esses dados, me limito a dizer que tudo depende do ponto de vista de quem vê. Se é que esta senhora-escritora-holandesa existe – o que tb é um mistério – eu gostaria de saber como será que ela vive. Se tem boa vida, boas condiçoes, ou se vive mal, sem grandes confortos, se passa fome, essas coisas. Porque uma das coisas que eu aprendi na vida é que as frustraçoes sao inversamente proporcionais às suas possibilidades. Supondo que vcs sao todos suficientemente inteligentes para entender o que eu quero dizer, passemos ao ponto seguinte: para mim, é óbvio que QUALQUER gringo fique extasiado quando chega no Brasil. QUASE todo mundo AMA.

PAUSA:

Digo quase todo mundo, porque certa vez conheci um sujeito lá “das arábias” que simplesmente DETESTOU o Brasil. Em uma semana no Rio de Janeiro nao teve UM EPISÓDIO SEQUER que ele pudesse descrever como “agradável”. Fiquei puta, disse que era um absurdo ele dizer que nem ao menos as praias ele conseguiu curtir, que isso era praticamente um PECADO contra Deus, mas ele me deu cada argumento que eu tive que calar a boca e me recolher à minha vergonha e insignificância. Ele tinha razao em muita coisa. Mas dane-se ele também, era a primeira e única vez na VIDA que eu teria que ouvir tamanha grosseria. Papo de mesa de bar, com os amigos dos amigos, na Pizzaria Guanabara, visualizou? Mas aquilo me fez pensar. O cara era executivo, parecia bem de vida, estava bem vestido, falava varias línguas, falou do seu MEGALO projeto profissional que agora eu nao me lembro porque tampouco importa, mas eu tracei o perfil: o cara era responsa. Babaca, mas responsa, rs.

Isso tudo para dizer que, para defender o MEU país assim, com unhas e dentes, a senhora-escritora-holandesa deve estar na MERDA. Porque por mais “maravilhas geográficas” que vc possa encontrar (praias, montanhas, florestas etc), por mais mulatas rebolantes que um gringo possa sustentar, por mais louraças na Praia de Ipanema e águas de coco e dunas e Bahías de Sao Salvador, por mais que tudo de bom que tenha o Brasil, o que tem de ruim é ruim DEMAIS, e só um SENIL para querer trocar um país de primeiro mundo por ISSO. Bem – um senil ou alguém com um PUTA emprego, com um PUTA salário, como alguns amigos meus do “Oil Business” que largaram seus países para ir morar em Ipanema ou Leblon, numa PUTA cobertura, com uma PUTA conta bancária (off-shore, claro) mensalmente recheada de saborosos – e volumosos – EUROS. ASSIM É FÁCIL. Tapa o sol com a peneira, vai. “Finge que me engana que eu finjo que acredito”. PORRA.

Eu sou do time que dá a cara para bater. Falou, assuma. Escreveu, assine em baixo. Eu bem queria conhecer esta “holandesa” e perguntar para ela EM QUE SÉCULO ela passeou pela europa pela última vez. Porque NESTE século, e para ser bem exata nos últimos 6 meses, eu estive na Dinamarca, Suécia, França, Portugal, México – em várias cidades diferentes de varios países – e nao teve UM ÚNICO LUGAR onde nao fosse EXPRESSAMENTE PROIBIDO fumar. E todo mundo respeita. Estive na escandinávia durante o inverno, um frio do CARAI, e em TODOS os lugares só se fumava do lado de fora = NA RUA. *VARANDAS ABERTAS NAO CONTAM* como “lado de fora”. Quando estou no Brasil, chego no Shenanigan’s, Diagonal, Pizzaria Guanabara, Jobi, onde quer que seja, e a GERAL fuma sem se preocupar. Entao nao venha me dizer que “na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador“, porque é MENTIRA. Talvez existam lugares assim ainda, claro, mas generalizar chamando ISSO de EUROPA é foda. EU, Bruna, nao vi NADA ASSIM em nenhum lugar em que estive, no MUNDO. Um vizinho meu aqui no México desceu no elevador semana passada fumando – isso se chama falta de educaçao, e pode ser traduzido para QUALQUER língua. Nao é regalia de europeu nao, ok?

Sobre os Estados Unidos eu NAO vou falar, porque eu NAO GOSTO de muita coisa nos Estados Unidos e a possibilidade de eu apedrejar os americanos é de 99,9%, entao eu vou ficar quieta. Mas onde já se viu dizer que “nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer“ – mas que absurdo é esse? De novo, mentira. Entao ela está chamando quase o MUNDO INTEIRO de PORCO? AH, me poupe. De repente, século passado era assim. Mas hoje, nao. Pelo menos nao na EUROPA INTEIRA, ou nos EUA inteiros. Gente porca é gente porca, em qquer lugar do mundo e no Brasil TAMBÉM.

Onde é esse “lugar famosíssimo em Londres que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta”? Nunca ouvi falar, mas vai ver que existe. E, se tem fila na porta, ou as porras das batatinhas sao maravilhosas, ou a graça é JUSTAMENTE essa, comer como porcos despreocupados com a vigilancia sanitária, “como no século passado” (adorei isso, de século passado – vou usar sempre rs). Sei lá ué, tem doido para tudo! Quem descubrir onde é me avisa, que eu quero ir conhecer e comer batatinhas a La PORQUERRIE. Ok? He he.

Agora essa conversa de pesquisa feita pela“Antropos Consulting” – gente, para começar a Antropos Consulting não é nenhum órgão de recenseamento ou de pesquisa, e sim de consultoria empresarial – tá lá no Google. Pertence ao Sr. Luiz Almeida Marins Filho, cujas palestras constituem a auto-ajuda dos empresários. Ou seja, com disse uma de minhas fontes de pesquisa, “o homem é uma espécie de Lair Ribeiro do empresariado, um otimista profissional, guru do neoliberalismo”. E este e-mail já circula desde 2005 PELO MENOS, o que tornaria esta pesquisa absolutamente ultrapassada anyways.

Mas vamos lá:

*O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial Ok, mas tem que ser isso mesmo, palmas!

*O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma bullshit. A Austrália foi um dos PRIMEIROS países a adotar o projeto, e isso foi ANOS atrás.

*Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária eu vou falar de SOLIDARIADADE, sim. Solidariedade para mim é meu marido, que é dinamarquês, pagando 60% DO SALÁRIO dele em impostos ao governo da Dinamarca. E meu bem, por isso que o país funciona. NAO ROLA DE NAO PAGAR TAXAS e IMPOSTOS. O controle é MUITO SÉRIO E EFICIENTE. Vc tem q pagar E PRONTO. E claro que os impostos variam de acordo com o salário q vc ganha. Quem pode mais, paga mais. Eu nao acho justo que meu marido pague 60% DE IMPOSTO, mas sabe oq ele diz? Que nao tem problema, é muito mas ele sabe que assim ajuda a quem nao pode, e se ele algum dia precisar, sabe que vai ter ajuda tb. PODE ISSO? Neguinho simplesmente nao tem essa mentalidade do “vou me dar bem”.

Solidariedade pra mim é isso. Quem tem, ajudando a quem nao tem. E por causa DISSO, lá, ESCOLA, TODO MUNDO TEM. DA PESSOA MAIS RICA A PESSOA MAIS POBRE, TODOS VAO À MESMA ESCOLA E TÊM A MESMA INSTRUÇAO. Pagar escola particular, lá, NAO É COMUM E NEM NECESSÁRIO. Meu marido estudou a vida inteira em escola pública e tem uma vida que muito formado em Universidade Particular no Rio, nunca vai conseguir ter.

SAÚDE, TODO MUNDO TEM, A VIDA INTEIRA, DE GRAÇA. O governo paga. As crianças tem DENTISTA NO COLÉGIO, que periodicamente fazem exames pra ver se estao todos sadios. Se tiverem problema de vista, o governo BANCA O MEDICO E OS ÓCULOS, porque lá, todo mundo tem direito a essas coisas. Quem nao pode enxergar, nao pode estudar, certo? Entao. Bonito, né?

Se vc nao tem um emprego, ou se seu emprego paga mal (detalhe, lá tem emprego pra todo mundo e nao se ganha tao mal assim), O GOVERNO AJUDA. Os preços de algumas coisas (creche por exemplo, que é a única “escola” que se paga) sao MAIS BARATOS pra quem tem MENOS DINHEIRO. E de quebra a familia recebe ajuda ($$$) pra manter o aluguel e comprar comida etc, porque afinal de contas saco vazio nao fica em pé.

Portanto, desde quando brasileiro é O POVO MAIS SOLIDARIO Q EXISTE? Brasileiro dá cambalacho nos impostos e se acha espertíssimo por causa disso. Se recebe dinheiro a mais no troco, neguinho fica quieto porque acha que se deu bem. Nao é todo mundo, mas MUITA gente faz isso. “Espertinhos”. Solidários MY ASS!

*Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latinaeu ia questionar essa coisa do “desenvolvimento”, mas deixa para lá. Levando em conta que essa porcaria foi escrita há anos já, eu digo que a América Latina e o Caribe respondem por míseros 6% da população mundial de internautas. O Brasil tem hoje cerca de 17 milhões de internautas, menos de 10% da população. Entao dá um tempo com isso, ok?

*Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas

depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita

várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processoverdade: “nos EUA o voto é facultativo. Aqui é obrigatório, pois populistas e corruptos contam com o voto dos eleitores ignorantes e analfabetos, que nunca deveriam votar, mas são obrigados, e como essa massa de eleitores é gigantesca, os inúmeros e inúteis partidos brasileiros investem milhões no processo eleitoral, ao contrário dos EUA, que só têm dois partidos políticos.”

*No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma verdade: “talvez os países vizinhos não possuam nenhuma porque preferem investir em transporte coletivo, ao invés de desovar milhões de veículos novos no mercado a cada ano, atravancando cada vez mais as rodovias, tornando o trânsito mais caótico, o petróleo mais caro e o ar mais poluído.”

E eu pergunto: vcs sabiam que na Dinamarca o TRANSPORTE PUBLICO é um SONHO? Eu morei lá, eu posso falar. Os ônibus e metrôs tem sistemas de GPS que localizam e controlam o tráfego. Exemplo: certo ônibus passa a cada 4 MINUTOS - e passa MESMO. Os ônibus tem uma faixa SÓ DELES nas ruas e qdo o trânsito aperta, os sinais dao preferência a eles, pra ele nao atrasar a chegada. O povo lá anda de bicicleta, porque nao polui, é mais barato e mais saudável. AH, e os sinais de trânsito também controlam o tráfego das bicicletas, claro, e existem ciclovias apropriadas na cidade INTEIRA. As crianças pequenininhas, tipo 10 anos, vao e voltam da escola SOZINHAS. PQ? pq é seguro, nao tem perigo. Nao tem essa de VAN escolar.

ALIAS, NA DINAMARCA NAO TEM FABRICA DE CARROS - E NAO É A TOA! Mais carros pra quê? Pra aumentar o trânsito e a poluiçao? Pra ter um carro na dinamarca vc paga 200% - DUZENTOS PORCENTOOOO! - de imposto. Imagine eu, qdo me mudei pra lá. Desde 18 anos só ando no Meu carro, nao ando nem de carona pra nao me apurrinhar. Pergunta o que eu achei disso??? ADOREI. Em 2 semanas eu nem queria saber de carro. Quando vim pro México fiquei desesperada porque a gente ia ter que comprar um carro e eu nao ia mais andar de ônibus (porque eu sou cagona, sim). TÁ BOM PRA VC?

E nem adianta vir tentar me dizer que a Dinamarca tem o maior indice de suicidio do mundo, porque isso É MENTIRA. Se nao me engano era a Suécia que tinha. Mas de qquer forma, se vc for medir um país pequenininho desses... Fica ate injusto. A Suécia tem 8 milhoes de habitantes, e a Dinamarca tem 5. Se vc for ver a quantidade de gente que se suicida no mundo, claro que comparando com Sao Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo, o numero vai assustar. MAS A DINAMARCA CABE DENTRO DA GRANDE RIO SABE QUANTAS VEZES? Faz as contas pra vc ver só. Entao essa conversa de suicidio é PURA lorota.

*Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudandominha fonte diz: “dados do Unicef mostram que no Brasil 1,1 milhão de adolescentes entre 12 e 17 anos – 5,2% dessa faixa etária – ainda são analfabetos. Outros 8 milhões têm baixa escolaridade (menos de 5 anos de educação formal) e vivem em famílias cuja renda per capita é inferior a meio salário mínimo. Apenas 11,2% dos adolescentes entre 14 e 15 anos concluem o ensino fundamental. Este foi o que mais cresceu, mas sua qualidade é notoriamente má”.

E eu vou mais longe: na Dinamarca, ESTUDAR É LEI. MENOS DE 1% das crianças nao estudam. Crianças entre 0 e 16 anos, ok? Na Dinamarca, se seus filhos nao estudam, o governo TIRA AS CRIANÇAS DE VC!!! E no Brasil é oq mesmo??? 97% das crianças entre 7 e 14 anos estao na escola? Duvido. E mesmo se for, nao é suficiente.

*O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladasverdade: “o celular no Brasil é mais caro que nos EUA e alguns países da Europa. Os impostos são muito mais altos. O Brasil é o país que mais cobra impostos sobre serviços de telecomunicações no mundo, segundo a Anatel. Sobre a conta telefônica incidem o ICMS estadual (a alíquota de São Paulo é de 25%) e os tributos federais Cofins (3%) e PIS (0,65%). Como esses tributos são aplicados sobre o valor final da conta, o consumidor paga imposto sobre imposto. Uma alíquota total de 28,5% representa uma tributação efetiva de 40,15%. Um exemplo: numa conta telefônica no valor de R$ 100, sem impostos, o consumidor vai pagar R$ 140,15. Além desses tributos, a conta de telefone traz ainda o Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), com contribuição de 1%, e do Funtel (Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), com contribuição de 0,5%. Segundo a Anatel, quem paga esse valor são as operadoras e o preço não é repassado ao consumidor. Os brasileiros pagam uma tarifa muita alta, se comparada com as de outros países. Nos EUA e no Japão, por exemplo, o valor dos tributos são de 3% e 5%, respectivamente. (Fonte: Comparatel)

Eu complemento: na Europa as pessoas estao DEIXANDO de usar TELEFONES FIXOS porque é quase que obsoleto. Dizer que o Brasil é o quinto em linhas fixas é quase uma VERGONHA. Na Dinamarca, a cobertura de celular é de 99% de alcance. Dentro d’água, nos túneis, no metrô, em qquer lugar vc pode falar no celular... PORQUE O CELULAR FUNCIONA!!! Com a internet wireless, pra que ter linha fixa??? Nao existe linha fixa de telefone, esquece isso! Isso é coisa de pobre – país pobre em desenvolvimento e gente pobre no bolso, porque pagar as contas de celular que se tem no Brasil putzzzzzzz!

*Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México , são apenas 300 empresas e 265 na ArgentinaEAT THIS: “A cada ano são criadas mais de quatro milhões de micro e pequenas empresas no Brasil, o que representa 98% do total. Mesmo sendo responsáveis por 53% dos empregos gerados, 80% delas acabam fechando no primeiro ano de funcionamento, estranguladas pela carga tributária e pelos encargos trabalhistas.”

Tomou???

*O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivosREALMENTE, esse nosso povo rico pacarai precisa muito dos helicópteros e jatinhos, nao é mesmo? Ah pelo amor de Deus. Desculpem mas eu nao acho isso motivo de orgulho, nao.

Aliás quando a holandesa-escritora-maluca-e-sem-noçao pergunta POR QUE a gente nao se orgulha daquela série de coisas estúpidas que ela escreveu na sua listinha-feliz, eu digo que nao me orgulho, nao senhores. Só 25% da populaçao brasileira sabe ler e escrever. De que adianta o Brasil ter o “mercado editorial de livros maior que o da Itália”, como a holandesa-senil disse? Desses 25%, menos da metade tem acesso aos 50 mil títulos novos. Só porque foram publicados, nao significa que esses livros serao LIDOS. Que diferença faz para o Unibanco, dono da Companhia das Letras, editar mil ou 10 mil títulos novos por mês? Hein? Quizás, justifica os orçamentos milionários…

O Brasil possui o mais moderno sistema bancário do planeta” e euzinha estou aqui no México sem conseguir mexer NA MINHA CONTA DO UNIBANCO desde SETEMBRO, MEUS AMORES. Por que? Ninguém sabe, ninguém viu. E essa é a terceira vez que tenho problemas, desde que saí do país, em JUNHO. Como é que um banco desses BLOQUEIA a senha dos seus usuários/clientes, “por medidas de segurança”? PORRA. E quem está fora do país, como eu, “se fode” aí né? Como é que o Unibanco espera que eu sustente o meu filho, num país estrangeiro, sem papai nem mamae por perto para me salvar?

UNIBANCO – NEM PARECE BANCO

Como disse meu pai, é o slogan perfeito. Parece feira, mercado de peixes, dança das pulgas, calçada de Copacabana, qquer coisa. Menos banco.

O Brasil é hoje a terceira maior democracia do mundo”? A Índia é a maior democracia do mundo. E daí? É também o país mais pobre do mundo.

E eu vou parar por aqui, porque “um povo que ri da própria desgraça, para mim tem mais é que ser desgraçado mesmo. Quem come cocô e dá risada, pelo que eu saiba, é a hiena. Nego tá fazendo filho que nao pode criar, vivendo na favela debaixo de regra de traficante, mas tá rebolando feliz e contando anedotas, AH faz-me o favor.

Vou fechar com chave de ouro, repetindo a frase de um acara q tb escreveu sobre este e-mail:

“Não adianta pintar a bosta de cor-de-rosa e fingir que é sorvete de morango”.


HAHAHA. ADOREI ISSO!


(Cara eu defendo MESMO os outros países e taco pedra MESMO no Brasil, por muitos motivos ALÉM dos que eu já citei. Eu morro de saudades daí, mas esse patriotismo babaca comigo nao cola, nao. Quero ver viver outras culturas e sentir as coisas na veia, pra depois vir discutir comigo um e-mail estúpido desses.)

Pronto, falei.

O e-mail da holandesa-maluca-que-eu-nem-sei-se-existe segue abaixo, para quem ainda estiver vivo:

O QUE UMA ESCRITORA HOLANDESA FALOU DO BRASIL

LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos

o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do

Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos,

mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no

Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os

resultados das eleições demoram horrores porque não há

nada automatizado.

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se

você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter

seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o

hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos

antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus,

os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende

batatas fritas

enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa

de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não

existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau

humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra

lá dar aulas de 'Como conquistar o Cliente'.

Você sabe como as grandes potências fazem para

destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você

parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira

nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Vocês têm uma língua que, apesar de não se

parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de

língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a

chamam de português brasileiro, porque não conseguem se

comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.

Os brasileiros são vitimas de vários crimes

contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os

brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões

para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso

no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente

transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul

que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos

países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais

solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal

Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as

regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas

depois do início das apurações. O modelo chamou a

atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados

Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita

várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a

credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os

internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do

mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos

instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países

vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos,

97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o

segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada

mês.

Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição

em número de linhas instaladas.

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem

certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os

países em desenvolvimento. No México , são apenas 300

empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e

helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado

editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais

de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do

planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os

melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais

empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros,

pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em

trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira

maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso

está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre

em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é

um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua

dos turistas, gesticula e não mede esforços para

atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz

piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos

sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas

as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.

Bendito este povo, que oferece todos os tipos de

climas para contentar toda gente.

Bendita seja, querida pátria chamada

Brasil!!

Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas

que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos

mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas

palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e

se orgulhar de ser BRASILEIRO!!!

No comments: